Gerenciamento de Resíduos de Saúde | Oktene

Gerenciamento de Resíduos de Saúde

Open to Negotiation

Entre em contato com a loja

    Description

    Desenvolvemos um conjunto completo e abrangente de soluções práticas e modernas para o tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

    Nosso objetivo é garantir a excelência em todas as etapas do processo, desde a coleta até a destinação final, com certificação e monitoramento regulares do órgão ambiental, o INEMA, e da vigilância sanitária.

    Nossa equipe é especializada em gestão de resíduos de saúde e está comprometida em atender a todas as exigências da legislação ambiental do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em especial a Resolução nº 358, de 29 de abril de 2005.

    Essa resolução estabelece diretrizes para o gerenciamento dos RSS, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e proteger a saúde pública.

    Além disso, nossa empresa segue as melhores práticas e tecnologias disponíveis para garantir a segurança no tratamento e descarte dos resíduos de saúde. Nosso processo envolve a segregação adequada dos resíduos na fonte, a coleta e transporte em veículos adequados, o armazenamento temporário em áreas devidamente sinalizadas e monitoradas, e a destinação final em locais autorizados e licenciados pelo órgão ambiental.

    Mercado que atuamos:

    • Hospital, clínicas e consultórios médicos, veterinário ou odontológicos
    • Farmácias
    • Laboratórios
    • Estúdios de tatuagem e estética
    Resíduos que se encaixam nessas categorias:

    SEGREGAÇÃO E COLETA

    ARMAZENAMENTO EXTERNO: Os resíduos segregados na unidade geradora são transferidos para “Abrigos de Resíduos”, onde são acondicionados em bombonas de polietileno de alta densidade (PEAD) identificadas e higienizadas, fornecidas pela RETEC em comodato ao cliente, de acordo com as normas ABNT NBR 12.809 e 12.810.

    COLETA EXTERNA: A coleta é realizada por equipe devidamente treinada, portando conjunto de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, conforme definido no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA da RETEC.

    TRANSPORTE

    O transporte é realizado por motoristas com Curso para Movimentação de Produtos Perigosos – MOPP, os quais dispõem dos devidos EPIs.

    A RETEC possui uma frota de veículos transportadores de resíduos de serviços de saúde composta de caminhões licenciados pelo INMETRO e pelo órgão ambiental competente e se apresentam de acordo com a Legislação e normas vigentes, contendo:

    1. a)    caixa de carga de superfícies internas lisas de forma a facilitar a higienização, fechada, totalmente isolada da cabine, em perfeito estado, sem apresentar qualquer condição que comprometa o acondicionamento, a coleta e o transporte dos resíduos;
      c)    sistema de acomodação de carga dimensionado de maneira que não venha a romper as embalagens;
      d)    altura de carga compatível com as condições de segurança para o coletor e, quando o carregamento for manual, a altura de carga não deve exceder 1,20 metro;
    2. e)    sistema de carregamento lateral e/ou traseiro;
    3. f)     identificados de acordo com a simbologia anexa para o transporte rodoviário conforme ABNT NBR 7500;
    4. g)   kit de segurança para emergências.

    O transporte dos resíduos de saúde possui Seguro Ambiental para o caso de acidentes.

    TRATAMENTOS

    ESTERILIZAÇÃO POR AUTOCLAVAGEM

      • O tratamento dos resíduos sólidos de saúde dos Grupos A (exceto peças anatômicas) e E (com risco exclusivamente biológico) é feito por esterilização em autoclave.

      A autoclavagem é um tratamento que consiste em manter o material contaminado em contato com vapor de água, a uma temperatura elevada, durante período de tempo suficiente para destruir potenciais agentes patogênicos ou reduzi-los a um nível que não constitua risco. Além de inativar microrganismos, reduz o volume de resíduos e não emite poluentes na atmosfera.

    TRATAMENTO TÉRMICO EM INCINERADOR:

      • A incineração consiste na queima controlada de materiais em alta temperatura (800 a 1.200 ºC), em mistura com uma quantidade apropriada de ar e durante um tempo pré-determinado.

       Os compostos orgânicos são reduzidos a seus constituintes minerais, principalmente, dióxido de carbono gasoso e vapor d’água e sólido inorgânicos (cinzas).

    DISPOSIÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA

    Os resíduos de saúde, após tratados pela Retec, passam a ser classificados como resíduos não perigosos, sendo então caracterizados como rejeitos e assim, são avaliados pela nossa equipe técnica especializada para definir qual a destinação final adequada para cada resíduo.

    Reviews

    There are no reviews yet.

    Be the first to review “Gerenciamento de Resíduos de Saúde”

    Your email address will not be published.

    Qualidade
    Preço
    Serviço

    Gerenciamento de Resíduos de Saúde

    Open to Negotiation

    Entre em contato com a loja

      Description

      Reviews

      There are no reviews yet.

      Be the first to review “Gerenciamento de Resíduos de Saúde”

      Your email address will not be published.

      Qualidade
      Preço
      Serviço

      Idioma

      Menu